Mitos e verdades: especialistas tiram 12 dúvidas sobre intercâmbio


Quem sonha em fazer um intercâmbio para outro país se depara com muitas dúvidas além do destino que deve escolher. É melhor ficar em casa de família? Precisa ser fluente no idioma antes de viajar? Quanto tempo é necessário se preparar? Dá para fazer intercâmbio gastando pouco dinheiro? Vale a pena fazer um curso de curta duração?

  • Intercâmbio é só diversão: MITO – O intercâmbio proporciona, além de aprendizagem de um novo idioma, a vivência de novos costumes e novas experiências. Mas não se engane, o pacote também inclui responsabilidades. “Os programas de intercâmbio têm regras a serem seguidas e os participantes são obrigados a assinar um termo de ciência. O descumprimento de regras pode fazer com que a empresa desligue o intercambista do programa”, afirma Paula Prado, gerente executiva da Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil).
  • É melhor fazer intercâmbio depois de se formar do que durante o ensino médio: MITO – Não há uma idade certa para fazer a viagem. A decisão depende da maturidade e de quais objetivos o intercambista pretende alcançar. “Quanto mais cedo o jovem estiver em contato com um idioma estrangeiro, mais preparado ele estará para futuramente ingressar em uma universidade internacional” afirma Carlos Robles, presidente da Belta (associação de agências de intercâmbio). “Fazer um curso no exterior logo após o ensino médio permite, em alguns casos, que o estudante faça uma escolha mais ‘madura'”, destaca Luiza Vianna, gerente de produto da CI (Central de Intercâmbios).

read more…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s