Fritar: como se diz “fritar” em inglês?


Fritar: sentido literal

Suponho que você já saiba que o verbo em inglês equivalente a “fritar” é fry, não é mesmo? Afinal de contas, quem nunca ouviu falar da rede de lanchonetes KFC (Kentucky Fried Chicken)? Você já aprendeu que frying pan é “frigideira”? Para dizer “fritar ovos”, por exemplo, você diz to fry eggs. Simples, não é?

O que talvez você ainda não saiba é que se o alimento a ser frito ficar submerso em óleo, como batata, pastel, coxinha etc., o verbo indicado é deep-fry. O utensílio usado nesse caso recebe o nome de deep fryer.

Existe ainda stir-fry, que significa “saltear”. Mas aí a conversa fica muito Masterchef para o meu fogãozinho bem meia-boca. Aliás, para dizer “boca” de fogão, uma boa opção é burner, como na expressão on the back burner.

Fritar: sentido figurado

Para dizer “fritar” no sentido figurado, ou seja, “urdir intriga, processo de marginalização etc. contra; tramar < fritar um ministro de Estado > (Referência: Dicionário Houaiss da língua portuguesa), desconheço expressão informal da língua inglesa que transmita o mesmo conceito. Apresento a seguir algumas sugestões de adaptação.

read more…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s