Maravilhas naturais da Grã-Bretanha


As agulhas, Ilha de Wight, Inglaterra

Esta paisagem no oeste da pequena Ilha de Wight é formada por três rochedos calcificados e serrilhados, que receberam o nome de “The Needles” (As Agulhas). Antes os rochedos eram parte da ilha, mas a erosão fez com que se separassem da costa. A melhor vista dos ‘Needles’ está no Needles Old Battery um forte vitoriano preservado pela National Trust, construído para proteger a Grã-Bretanha de invasões. Em dias claros, o contraste entre o branco das pedras, o azul das àguas e o céu sem fim é simplesmente espetacular.

Você sabia? Nenhum dos rochedos existentes hoje são de fato parecidos com uma agulha. O nome surgiu quando ainda exisitiam duas outras rochas, estas sim, verdadeiras ‘agulhas’. Infelizmente uma tempestade fez com que esta parte do rochedo caísse no mar em 1764.

Malham Cove, norte de Yorkshire, Inglaterra

A famosa paisagem de Malham Cove é formada por um penhasco de calcário com 80 metros de altura. A transformação geológica foi causada por água de fusão no fim da Era do Gelo. No topo do penhasco há um pavimento de calcário, resultado do escoamento das geleiras, que acabou por construindo uma calçada natural de pedras excelente para caminhada. A região de Yorkshire vista do topo desta colina é fantástica.

Você sabia? Malham Cove aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1.

Costa Jurássica, leste de Devon e Dorset, Inglaterra

Nas regiões de Dorset e leste de Devon fica uma bela e famosa paisagem conhecida como Jurassic Coast , em português, Costa Jurássica. Foi a primeira área natural listada como patrimônio da humanidade. A costa jurássica possui 95 milhas de extensão, ou seja, mais de 150 quilômetros de  linha costeira única e exuberante. O que torna este lugar tão especial é a forma perfeita com que os penhascos expõem sua própria história geológica. A costa jurássica é considerada pelos especialistas como uma “cápsula do tempo”, repleta de amostras contínuas dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Ao caminhar pela costa jurássica, você volta cerca de 185 milhões de anos atrás na história do planeta Terra e tem a chance de ver formações rochosas impressionantes, como o famoso arco rochoso Durdle Door, próximo a Lulworth.

Você sabia? A banda que ficou no topo das paradas britânicas nos anos 80, Tears for Fears, gravou o videoclipe da música “Shout” em Durdle Door.

Desfiladeiro Cheddar, Somerset, Inglaterra

maior desfiladeiro da Grã-Bretanha se formou com a ajuda de fortes correntes d’água que vinham das geleiras, mais de 1 milhão de anos atrás. O resultado deste processo foi a formação de uma série de penhascos íngremes que cortam a paisagem do interior em dois. Na base do desfiladeiro, uma caverna com formações rochosas diferentes, porém belíssimas e um rio subterrâneo. Já no topo, o lugar perfeito para quem gosta de caminhadas e trilhas em meio à paisagem, ou para a prática de esportes radicais, como escalada.

Você sabia? O nome do desfiladeiro veio do Cheddar Man, o primeiro esqueleto completo encontrado na Grã-Bretanha. Sabe onde? Dentro de uma das cavernas do desfiladeiro.

Falésias Seven Sisters, Sussex, Inglaterra

A costa sul da Inglaterra é famosa por seus penhascos de calcário à beira-mar e a linha costeira de cor branca virou um dos ícones naturais mais conhecidos da Grã-Bretanha. que dão cor branca à linha costeira. Um dos mais penhascos mais icônicos é o Seven Sisters , ‘Sete Irmãs’ em português, localizado na costa de Sussex. Para ter a vista ‘clássica’ das fotos, siga para Seaford Head, de onde é possível ter um panorama completo dos penhascos brancos. Além da beleza, os penhascos possuem uma grande importância histórica para os britânicos: serviram de escudo protetor para incontáveis tentativas de invasão pelo mar.

read more…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s