Londres transforma abrigos subterrâneos da 2ª Guerra em “fazenda underground”


Super tópico sobre a cidade que mais amo no mundooo!😀

Bem abaixo de uma das mais movimentadas linhas do metrô de Londres, a Northern Line, que liga as regiões norte e sul da cidade, começa a ser desenvolvida a primeira plantação subterrânea da capital britânica: a Growing Underground, uma fazenda a 33 metros de profundidade. Mas o projeto, apresentado a potenciais investidores no início deste mês, chamou a atenção não só pela promessa de ser ecologicamente amigável, mas principalmente pela localização escolhida: os vegetais são cultivados em túneis, construídos em 1940 para servir como abrigos para a população durante a 2ª Guerra Mundial.

Plantação subterrânea usa iluminação de LED para cultivar ervas e temperos

“O lugar reunia todos os requisitos que nós procurávamos: tem a temperatura estabilizada em 16ºC durante o ano todo e espaço suficiente para os nossos planos: são 10.000m² de espaço para plantar”, explicou Richard Ballard, um dos fundadores da empresa Zero Carbon Food, responsável pela iniciativa.

Leia também: Loja de discos mais antiga de Londres é colocada à venda na internet por R$ 1 milhão

Abandonados desde o fim da guerra, os túneis são propriedade do Departamento de Transportes de Londres (TFL, Transport for London), e foram arrendados por 25 anos para o projeto – os valores do aluguel não foram divulgados. Localizados a menos de um quarteirão da estação de metrô Clapham North (zona sul), eles tinham capacidade para proteger 8 mil pessoas contra os bombardeios, mas chegaram a servir de abrigo antibombas para quase 12.300 pessoas em julho de 1944.

leia mais…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s