O que é o Past Participle?


Se você estuda inglês, já deve ter se deparado com aquela tabelinha de verbos. Sabe aquela que tem três colunas? A primeira é o verbo basal, sem alteração. A segunda, o passado simples. A terceira é o título deste post: past participle, o particípio em inglês. E para que é que essa terceira coluna de verbos serve?

Calma, antes de falar do uso do particípio, vamos ver a formação dele. Como no passado simples, com os verbos regulares, basta acrescentar “ed” como terminação para formar o particípio. Com o verbo “want“, por exemplo, tanto o passado simples quanto o particípio viram “wanted” (veja mais sobre a formação do passado aqui). É para os verbos irregulares que serve a tal tabelinha: tanto no passado simples quanto no particípio, os verbos mudam bastante (caso de “go“, que vira “went” no passado e “gone” no particípio) ou não mudam nada (como “cut“, que é igual nas três formas). Não há regra. E, para aprender suas formas, a melhor maneira é praticando.

E o nome past participle? Por que o past na frente se, em português, ele é particípio? Em português, só consideramos o equivalente ao past participle como particípio. Em inglês, ainda há o present participle, que é o verbo com a terminação “ing“. Sobre o uso do “ing“, recomendamos que você escute este podcast: English Podcast 13 – Entendendo o uso do -ing.

Finalmente, vamos falar sobre os usos do past participle. Os particípios são complementos: podem fazer parte de uma estrutura verbal ou podem ser adjetivos. Vamos analisar caso a caso para ajudar você:

1. Past participle como adjetivo: eles qualificam algo ou alguém, em geral para dizer como aquilo ou aquela pessoa está (não o efeito que ela causa) ou como se sente:

  • That city doesn’t have paved streets. (Aquela cidade não tem ruas pavimentadas.)
  • There were fallen leaves on the sidewalk. (Havia folhas caídas na calçada).

Se tiver dúvidas sobre a voz passiva em inglês, visite este artigo.

2. Past participle como parte da voz passiva: a voz passiva é composta do verbo to be acompanhado do particípio e é usada para dar mais ênfase à ação do que ao sujeito que a pratica. Veja na prática:

  • Voz ativa: Someone stole my car. (Alguém roubou meu carro.)
  • Voz passiva: My car was stolen. (Meu carro foi roubado.)

3. Past participle como particípio de orações reduzidas: quando queremos “cortar” a explicação, usamos frases reduzidas. Um exemplo: ao invés de dizer “os livros que foram perdidos pelo aluno serão pagos pelos pais”, reduzimos a oração e dizemos “os livros perdidos pelo aluno serão pagos pelos pais.” O mesmo acontece em inglês – veja a mesma oração:

  • The books lost by the student will be paid by the parents.

Mais um exemplo, já reduzido:

  • With the problem solved, they could move on. (Com o problema resolvido, eles puderam seguir adiante.)

4. Past participle como parte de estruturas verbais: mais especificamente, como parte dos tempos com perfect no nome: present perfect, past perfect e future perfect. Essas estruturas sempre pedem o particípio em suas formações:

  • Present perfect – have/has + past participle: I have never been to Paris. (Nunca estive em Paris.)
  • Past perfect: had + past participle: When she got there, he had already left. (Quando ela chegou lá, ele já tinha ido embora.)
  • Future perfect: will have + past participle: You’re taking too long! The plane will have left by the time you get there. (Você está demorando demais! O avião já terá partido quando você chegar lá.)

5. Past participle com modais: depois de um modal (como should, could e must), é preciso colocar o verbo em sua forma basal, inalterado. Como usar um modal para falar do passado, então? É possível usar o formato “modal + have + past participle” para falar de algo que já aconteceu. Vamos ver em exemplos:

  • I could have helped you if you had told me before. (Eu poderia ter ajudado você, se você tivesse me dito antes.)
  • They didn’t come… They must have forgotten. (Eles não vieram… Devem ter esquecido.)

Estes são os principais usos do past participle, o particípio em inglês. Se quiser saber mais, há muito material ainda nos fóruns aqui do English Experts.

Bons estudos!

~ Vanessa Spirandeo ~

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s