Vale a pena morar na Australia


OI Pessoal, mais uma matéria a respeito dos paises que tem como lingua mãe o inglês.

Aqui é sobre o custo de vida na Australia e vale dar uma conferida.

Perguntaram para o ganhador da loteria Australiana que acabara de de ganhar 1 milhão de dólares: O que o senhor vai fazer com o dinheiro? Comprar um apartamento – respondeu ele. E o resto? – Continuou a reporter. O resto eu vou financiar. Apesar desta história ser uma piada ela não está nem um pouco fora da realidade Australiana. De fato, com 1 milhão de dólares, se você tiver muita sorte, você consegue apenas comprar um bom bom apartamento de 3 dormitórios em um bairro legal.

Um recente estudo feito pelo jornal inglês The Telegraph listou as 10 cidades mais caras do mundo e Sydney figura na sexta posição seguido por Melbourne em sétimo, sendo mais caro que cidades famosas pelo alto custo de vida como Londres ou Nova Iorque.

Por um tempo sempre acreditei que apesar de caro, os salários australianos compensavam o alto custo de vida, afinal, se viver aqui é tão caro, os salários na Austrália deveriam estar entre os mais altos do mundo, mas segundo um estudo da revista americana Forbes, nenhuma cidade australiana esta listada entre as dez cidades com os maiores salários do mundo.

Comentei aqui em outro post semana passada que conhecemos uma nova iorquina em uma loja de lustres em Artarmon (um bairro aqui de Sydney). Ela, que mudou para a Austrália há 4 anos depois que se casou com um australiano que conheceu nos EUA, disse que ficou impressionada quando chegou aqui ao saber que o mesmo cargo que ela exercia em NY em uma grande loja de departamentos, aqui (também em uma grande loja de departamentos) pagava cerca de 40% menos do que ela ganhava nos EUA, desta forma ela optou por montar a loja de lustres com o marido.

Durante este tempo nos EUA notei que para cargos maiores os salários nos EUA são consideravelmente maiores que na Austrália, mas não os 40% mencionados por ela.

Outro fator importante é que os impostos na Austrália são também bastante altos e o imposto ao indivíduo varia de 0 a 45%, ou seja, dependendo do seu salário você pode acabar pagando quase metade do seu salário em impostos. Um amigo que trabalha na área comercial de uma empresa aqui na Austrália me disse que praticamente metade do seu salário todo os anos vai para impostos.

Além disso, há outros custos do dia a dia como pedágios urbanos, street parking e outras taxas que acabam encarecendo a vida no país. Para tornar tudo ainda mais caro, o valor dos imóveis e alimentação aqui na Austrália são bastante altos.

O post começou com uma piada, mas de fato aqui na Austrália um milhão de dólares não lher permite comprar nada além de um apartamento de 3 dormitório em um bom bairro. E não pense que eles consideram um valor absurdo para um imóvel aqui, pois este tipo de imóvel vende e vende bastante rápido.

Mas é claro que nem tudo são apenas gastos, pois além da excelente qualidade de vida, há muitos incentivos do governo que tornam a vida aqui mais agradável. Um exemplo é o benefício durante a gravidês em que a mulher pode receber até cerca de $550,00 dólares por semana por até 6 meses (desde que tenha parado de trabalhar e não esteja recebendo nenhum salário ou pagamento durante este período). Outra vantagem são os hospitais públicos que possuem uma qualidade satisfatória, contudo, dependendo da faixa salárial você precisa ter plano de saúde, caso contrário é descontado no imposto.

Apartamento.

Separei alguns exemplos de apartamentos que se compra aqui na Austrália por cerca de 1 milhão de dólares. A maioria destes apartamentos se encontram nas melhores áreas de Sydney como Northern Beaches (Dee Why, Manly, Balgowlah, Narrabeen, etc) Bondi (Bondi, Bondi Beach, Bondi Junction e North Bondy), North Shore Lower (Mosman, Crermone, Neutral Bay, Balmoral, North Sydney…)

Bondi, Sydney, NSW- 3 dormitórios, 2 banheiros, 2 vagas Valor: $1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil)

source

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s