De Londres a Bath


De Londres a Bath - lembranças

mais dicas de como chegar ao Stonehenge

Algumas excursões oferecem passeios de um dia em Bath a partir de Londres, mas elas normalmente matam três coelhos de uma só vez: Windsor, Stonehenge e Bath, ou Salisbury, Stonehenge e Bath. São convenientes para quem não quer esquentar a cabeça, ou para quem não tem muito tempo e deseja conhecer um pouco do interior da Inglaterra. Mas é aquele corre-corre, é preciso passar diversas horas no ônibus, você não pode escolher quanto tempo ficar em cada lugar, além de todos os outros inconvenientes de se viajar em excursão.

Por isso, se você vai passar uma temporada em Londres e quer conhecer esta linda cidade com tranquilidade, sugiro que faça o passeio por conta própria. É super fácil ir de trem: você sai da estação de Paddington (aquela onde chega o Heathrow Express) e em uma hora e meia está em Bath, sem baldeação. Apesar de as passagens custarem a partir de £9,50, para você pegar o trem que sai de Londres entre 8:00 e 8:30, para poder aproveitar bem o dia, você pagará em torno de £50,00 (ida e volta). São até 4 saídas por hora e as passagens podem ser adquiridas com até 12 semanas de antecedência, no site da First Great Western.

 O que fazer em Bath

Bath é uma cidade considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e não faltam locais interessantes para conhecer. O conjunto arquitetônico da cidade, como um todo, impressiona pela preservação e beleza. Parece que estamos no século XVIII! A estação ferroviária (marcada com azul no mapa) fica bem perto dos principais pontos turísticos de Bath, veja abaixo:

<

Principais pontos turísticos:

1. Termas Romanas (Roman Baths) – As famosas termas, construída pelos romanos para usufruírem de uma fonte de água quente local,  são extremamente bem preservadas. O horário de visitação varia conforme a época do ano, veja aqui. Ingresso para adulto £12,75.

2. Pump Room –  Construído em 1795, é onde as pessoas se reuniam após os banhos para beber da água termal. Hoje funciona como restaurante, e ainda pode-se experimentar a água.

3. Abadia de Bath – Linda abadia em um local que tem sido ponto de oração para os cristãos há mais de mil anos. Construída em 1499, foi completamente reformada durante a era vitoriana pelo famoso arquiteto Sir George Gilbert Scott. Aberta ao público às segundas-feiras, de 9:30 às 18:00, de terça a sábado de 9:00 às 18:00 e, aos domingos, de 13:00 às 14:30 e das 16:30 às 17:30. Ingresso em forma de doação de £2,50.

4. Teatro Real – um dos teatros mais antigos do Reino Unido ainda em funcionamento, o Royal Theatre foi construído em 1805 e totalmente restaurado em 2010.

5. Jane Austen Centre – exposição celebrando a vida da famosa escritora britânica, que morou na cidade durante alguns anos de sua vida.

6. The Circus – conjunto de residências dispostas em um círculo, que é uma das marcas registradas da cidade e que contribuiu para que Bath fosse declarada Patrimônio da Humanidade.

7. Assembly Rooms – prédio histórico da cidade que hoje abriga o Fashion Museum. Aberto diariamente de 10:30 às 16:00, até às 17:00 entre março e outubro. Ingresso para adultos  £7,75

8. Royal Crescent – outro lindo conjunto de casas, este em forma de semi-círculo, projetadas pelo filho do arquiteto que idealizou o The Circus, John Wood, the younger.

9. Pulteney Bridge – ponte sobre o Rio Avon,  comparada à ponte Vecchio de Florença por ser uma das mais belas do mundo.

De Londres a Bath - Royal Crescent

©VisitBritain/ Joanna Henderson

O trajeto por estes pontos turísticos pode ser feito tranquilamente à pé, já que da estação ferroviária ao Royal Crescent são menos de 3 km. Como opção, no entanto, há um ônibus do tipo “Hop-on hop-off” (daqueles que você compra o bilhete para um dia inteiro e pode entrar e sair do ônibus quantas vezes quiser), que faz todo o percurso. O passe para 24 horas custa £13,00. Veja informações aqui. Com o ônibus, é possível também ir à parte mais alta da cidade, onde se tem uma vista maravilhosa do conjunto arquitetônico da cidade.

Próximo a Bath

Querendo continuar o passeio antes de voltar a Londres, você pode visitar Stonehenge e a linda vila de Lacock neste tour, que é feito em pequenos grupos a partir de Bath. O tour sai de Bath às 13:00 e retorna às 17:30. Preço para adultos £17,50. Mais informações neste website.

Isso para quem quer matar três coelhos…

ver mais…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s