Preposições In, On, At (tempo)


Você certamente está aqui por estar atrás de aprender algo a respeito do trio infernal de preposições in on at, não é mesmo? Então parabéns! Você acaba de chegar no lugar certo. Mas, antes saiba que abaixo estão apenas os usos dessas três preposições relacionadas a expressões de tempo. Para ler a respeito das três com referência a lugares leia a dica “Preposições In, On, At (lugares)“. Tem também uma dica com atividades para praticar o uso dessas palavrinhas: “Atividade com In, On e At“.

Pronto! Agora sim! Vamos aprender a usar IN ON AT com expressões de tempo.

IN – use essa preposição:

01) Para se referir aos mesesin January, in February, in March, in April, in May, in June,in July… Se você tiver que dizer “em janeiro“, então diga “in January“. (Dica extra: os meses em inglês são sempre escritos com a inicial maiúscula.)

02) Para se referir a anosin 1995, in 1998, in 2008, in 1500, in 1432… Se tiver que dizer que você nasceu em 1994 diga “I was born in 1994.

03) Para se refere às estações do ano: in (the) summer, in (the) fall, in (the) winter, in(the) spring [no verão, no outono, no inverno, na primavera]

04) Com as expressões a seguirin the morning [na, pela, de manhã], in the afternoon [na, pela, de tarde] e in the evening [na, pela, de noitinha/tardinha]

ON – use essa preposição:

01) Para se referir aos dias da semanaon Monday, on Tuesday, onWednesday, on Thursday, on Friday, onSaturday, on Sunday.  Caso você tenha de dizer “na segunda de manhã” diga “onMonday morning”; se a ideia for a de dizer “na terça à tarde”, diga “on Tuesday evening”; já para dizer “na sexta à noite”, use “on Friday evening” ou “on Friday night”.  (Dica extra: os dias da semana também são sempre escritos com iniciais maiúsculas em inglês.)

02) Para se referir a datason March 22, on February 01, on December 15. Observe que neste caso estamos usando o mês e o dia. Portanto, para dizer “em 1 de março”, diga “onMarch 1st” (on March the first); no caso de dizer “no dia 15 de abril”, diga “on April 15th” (on April the fifteenth).

03) Com a expressão my birthday“: “absolutely nothing happened on my birthday” (nadinha de nada aconteceu no meu aniversário); Nobody wanted to party with Paris on her birthday (ninguém quis festajar com a Paris no dia do aniversário dela).

04) Com dias específicos: “on New Years’s Day” (no dia de Ano Novo), “on Thanksgiving Day” (no Dia de Ação de Graças), “on Christmas Day” (no Dia de Natal).

AT – use essa preposição:

01) Para se referir-se a horasat 2 o’clock (às duas horas), at 3:30 (às 3:30), at 12:45 (às12:45)

02) Com as seguintes palavrasat midday (ao meio-dia), at noon (ao meio-dia), at lunchtime (na hora do almoço), at night (à noite), at midnight (à meia-noite)

03) Com o nome de datas especiaisat Christmas [no natal], at Easter [na páscoa], at Carnival [no carnaval], at New Year [no ano novo – primeiro de janeiro]

A lista poderia até continuar mas acho que até aí você já poderá evitar alguns erros muito simples e demontrar um pouco mais de conhecimento no uso destas preposições, não é mesmo? See you tomorrow, take care!

Oops, esqueci de dizer que os americanos dizem “on the weekend“, enquanto que os britânicos dizem “at the weekend“. Nós brazucas dizemos apenas “no fim de semana“.

source

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s